Mediação Extrajudicial: a solução rápida e online para resolver conflitos mesmo morando fora do Brasil
Se você deixou algum acordo pendente no Brasil e isso tem te tirado a sua paz, saiba que é possível resolver mesmo estando longe de casa. A Mediação Extrajudicial é a solução para acordos de forma rápida, prática, segura e sem ação judicial.
Continue a leitura para saber mais.
O que é a Mediação Extrajudicial
Se você é brasileiro e vive fora do país, é possível que tenha se deparado com situações que demandam resolução de conflitos.
Nesse quesito, a mediação extrajudicial regulada pela Lei 13.140/2015 se apresenta como um método alternativo e de alta resolutividade.
Assim, a mediação é feita por um terceiro, que é o/a mediador/mediadora auxiliando as partes envolvidas a chegarem a um acordo mutuamente aceitável.
Diferentemente do processo judicial tradicional, a mediação oferece um ambiente colaborativo, permitindo que as partes expressem suas preocupações, interesses e necessidades, visando encontrar soluções que atendam a ambos.
Nesse interim não cabe ao mediador julgar, mas conforme já citamos, buscar soluções.
5 vantagens da Mediação Extrajudicial para Brasileiros no Exterior
Seja uma disputa entre sócios, questões de casamento, divórcio ou até mesmo casos que envolvam propriedades no Brasil, encontrar uma solução pode parecer complicado, principalmente quando se está longe fisicamente.
Veja as vantagens mesmo para quem está fora do país:
1 – Acessibilidade: A mediação extrajudicial pode ser conduzida de qualquer lugar do mundo, tudo por meio de videoconferência. Isso elimina a necessidade de deslocamentos e gastos com viagens e permite que as partes participem das sessões de qualquer lugar com conexão à internet.
2 – Eficiência: Ao contrário dos processos judiciais, que podem se arrastar por anos, a mediação pode resultar em um acordo satisfatório em uma única sessão ou se preciso por mais e sempre economizando tempo e recursos valiosos.
3 – Confidencialidade: Uma das principais vantagens da mediação é a confidencialidade. As discussões e informações trocadas durante as sessões de mediação são protegidas por sigilo, oferecendo às partes um ambiente seguro para discutir suas preocupações sem medo de repercussões públicas. E o acordo firmado entre as partes será registrado em uma ata notarial.
4 – Customização: Cada conflito é único, e a mediação extrajudicial oferece flexibilidade para adaptar o processo às necessidades específicas das partes envolvidas. Os mediadores são treinados para facilitar a comunicação entre as partes e ajudá-las a encontrar soluções criativas e personalizadas para seus problemas.
5 – Especialização: Optar por mediadores especializados em questões jurídicas brasileiras pode fornecer um conhecimento compreensão aprofundada do sistema legal do país, o que é crucial para resolver conflitos relacionados a propriedades, heranças, negócios e outros assuntos jurídicos no Brasil. Na Help, nós contamos com esses profissionais.
Para quais casos a Mediação é indicada?
A mediação extrajudicial é indicada para uma variedade de casos. Relacionamos aqui os mais usuais:
– Divórcio e Dissolução de União Estável: Quando um relacionamento conjugal chega ao fim, a mediação pode ajudar as partes a resolver questões relacionadas à divisão de bens, pensão alimentícia e guarda dos filhos de maneira amigável e eficaz.
– Partilha de Bens: Em disputas sobre a divisão de propriedades e ativos, a mediação pode ser uma alternativa menos litigiosa e mais rápida do que o processo judicial tradicional, permitindo que as partes cheguem a um acordo que atenda aos interesses de ambas.
– Disputas Familiares: Questões envolvendo heranças, guarda de filhos, visitação e outros assuntos familiares podem ser resolvidas de forma mais harmoniosa por meio da mediação, preservando os relacionamentos e evitando conflitos prolongados.
Como Funciona a Mediação Extrajudicial por Videoconferência?
O processo de mediação extrajudicial por videoconferência é simples e conveniente:
As partes interessadas entram em contato conosco, a fim de agendar o melhor dia horário.
Antes da sessão, as partes podem fornecer ao mediador informações relevantes sobre o conflito e seus interesses e preocupações.
No dia e horário marcado, a sessão é realizada por videoconferência, somente com a presença das pessoas autorizadas e o mediador.
O mediador facilita as discussões e ajuda as partes a negociarem um acordo mutuamente aceitável. Uma vez alcançado um acordo, ele é formalizado por escrito e assinado pelas partes.
Vamos resolver?
Para brasileiros que vivem no exterior, a mediação extrajudicial por videoconferência oferece uma solução eficaz e conveniente para a resolução de conflitos.
Com sua acessibilidade, eficiência e confidencialidade, a mediação é uma alternativa atraente, permitindo que as partes cheguem a acordos satisfatórios de maneira rápida e colaborativa.
Que tal resolver agora aquele conflito que tira a sua paz? Mande uma mensagem para nosso WhatsApp.